sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pergunta à Lua

A noite era de lua cheia, mas naquele lugar ermo, longe de tudo o que conhecia, a escuridão adensava-se por baixo das copas de ciprestes cerradas. De mente vazia, deixou-se vaguear, percorrendo o trilho que os seus pés escolhiam, como que separados por uma essência própria.

O silêncio era absoluto e oprimia-lhe os ouvidos e os sentidos. Seguia como sonâmbula, em busca de um poiso que sabia estar à sua espera. Escutava os grilos que clamavam para si a noite, mas não os ouvia; mirava os escassos pirilampos que ousavam quebrar o breu, mas não os via. Estava até alheia ao sincronismo das suas passadas, do seu respirar e do bater do seu coração.

Por fim, uma prega de luz atreveu-se a espreitar por entre um escassear da folhagem mais rasteira e, sem sobressalto, despertou do seu transe, abriu os ouvidos à respiração, aos batimentos, ao suspiro das folhas, ao tinir dos grilos e ao suave marulhar que lhe chegava de mais ao fundo. Toscas escadas de betão davam acesso a uma plataforma sisuda, com possibilidade de guarida a um único batel de aspecto gasto, que balançava com o dançar do rio.

Desceu devagar, sentando-se com um suspiro no último degrau, pés apoiados na plataforma. Enlaçada pela suavidade da noite, da água, da brisa, ergueu os olhos para o céu, percorreu a imensidão de estrelas – tão nítidas naquele retiro – e fixou-os na lua, naquela esfera cheia, perfeita e brilhante, que aquecia por dentro…

Porquê…? Deixou os lábios desenharem.
Porquê…? O seu olhar perdia-se na beleza da lua.

Não se deu por adormecer. Não notou o frio da madrugada, nem o orvalho da manhã. Mas quando o sol lançou sem piedade os raios fortes contra o seu corpo abraçado, acordou com a certeza de ter falado com a lua e de ter encontrado a sua resposta.

Descobre-te a ti mesma e descobres o teu propósito.


"Procura a Maravilha"

4 comentários:

  1. Olá Belzinha, não tenho andado a "blogar" muito, mas hoje lá arranjei um tempinho e, como não poderia deixar de ser, tinha de comentar um post que incluisse a "minha lua". Adoro escrevr sobre a lua, ler sobre a lua, enfim, sou um lunático.

    Gostei muito do texto. Acho a lua o background perfeito para a história.

    =* kiss

    ResponderEliminar
  2. Somos dois... Sou apaixonada pela Lua...=)

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro!!! adoro!!! adoro!!! adoro!!!
    (inês aos pulinhos prestes a provocar pneumotórax noutro pulmão)

    ResponderEliminar
  4. Ai filha acalma-te que agora não estou em condições de ir a Coimbra para te ver LOL

    ResponderEliminar